quarta-feira, 17 de julho de 2013

Prohumanos Itinerante Belém PA 2013









Dia 31 de Junho de 2013 recebemos na nossa casa Quênia, Rafael, Diego, Maikon e Yago. Desde a primeira conversa em janeiro, quando a possibilidade da vinda do grupo surgiu para realizar uma Escola Bíblica de Férias eu tive certeza que ter pessoas do ProHumanos por perto mudaria tudo pra melhor, como aconteceu em novembro de 2011 ao receber Zilão, Gito e Pedro. As conversas, as palestras, as visitas a escolas e presídios, o choque de realidade, fez nascer o Exagerando no Amor, projeto social formado por um grupo de jovens que decidiu amar, aproximar-se e abraçar as crianças de uma comunidade vítima da vulnerabilidade social em Belém.
Durante três dias recebemos um grupo de aproximadamente 110 crianças, que ouviram sobre o amor de Deus, sobre amar ao próximo, sobre o valor de ser alguém melhor em uma sociedade tão maluca e fria. Mas o aprendizado não parou por aí, é até difícil explicar o que foi tudo isso, queria poder mostrar a vocês quantos novos sonhos nasceram em meu coração, quanta alegria e força adquiri após conhecer melhor cada uma dessas pessoas. Eles vieram pra ajudar e fizeram muito mais que isso. Eles foram representantes do amor de Deus, e eu não digo isso só por meus olhos, digo pela equipe que aprendeu a amá-los, que aprendeu sobre organização, foco, fé, disposição e sobre o valor de dedicar-se e dar o seu melhor pelo bem do próximo. Digo isso pela família Lobo, que já sente falta da bagunça na hora do almoço. Pelo brilho no olhar que notei em cada criança que viu o nariz vermelho em destaque no meio da poeira, que viu cinco palhaços sorridentes pulando as poças de lama ou equilibrando-se nas pontes de madeira para chegar até suas casas. Que não mediram esforços: enfrentaram sol (e que sol!), chuva e as máquinas no meio do caminho. Abraçaram, beijaram, e exageraram no amor junto com a gente. Vi o brilho no olhar de cada criança, que com os pés descalços correu em busca de um abraço, e finalmente sorriu de verdade, recebendo esperança num pequeno gesto.
Esse é o momento que eu não encontro uma forma de agradecer, mas que meu carinho e respeito pelo ProHumanos em geral só cresce, e peço a Deus que os use cada dia mais e capacite, porque hoje eu entendo que o nariz de palhaço leva esperança e não só alegria. E com esse grupo menor eu me disponho a sustentar a amizade que criamos e simplesmente peço a Deus que me ensine e torne alguém melhor, que ame acima de todas as coisas como Jesus amou, na sua simplicidade e da forma que vi na vida de cada um de vocês.
Nathalia Lobo
Coordenadora do Projeto Social Exagerando no Amor

Sem comentários: