quarta-feira, 19 de março de 2008

O valor dos amigos




Minha AMIGA Vanessa escreveu um artigo intitulado " O Valor dos amigos". Quem me conhece sabe como eu valorizo a amizade.

A Bíblia mostra que a amizade construída e firmada em princípios cristãos é pra toda eternidade.

Jesus era amigo das pessoas. Ele se importava com o outro.

É baseado nos passos de Jesus que proponho ser amigo dos meus amigos.

Segue abaixo o texto da Vanessa (www.vanessagonzaga.blogspot.com)

O que seria da nossa vida sem os amigos? De tão importante, a amizade é tema constante de músicas, sonetos, livros, filmes... Enfim, todos os âmbitos sociais e existenciais contam com a inspiração da amizade, da relação entre duas ou mais pessoas que se amam e estão por perto quando o outro precisa.

A Bíblia descreve casos de amizades verdadeiras, como a de Davi e Jônatas, Paulo e Barnabé, Paulo e Marcos, Pedro e Silas, Sadraque, Mezaque e Abednego. Além disso, o contato direto entre Deus e o homem (teofania) demonstrou o mais alto grau de intimidade entre um transcendente e um humano. A exemplo, Moisés, que teve seu rosto transfigurado ao passar quarenta dias contemplando o Altíssimo. Enoque foi trasladado porque “andava com Deus”. E nos tempos do Deus encarnado (cristofania), embora amando e ensinando a multidões, foi no contato íntimo com os doze discípulos que a amizade estivera intimamente presente.

E a esses, Cristo foi chamando, estabelecendo conexões, sem design, projeto ou arquitetura montada... apenas deixando-se Ser em cada um e cada um permitindo-se ser Nele e para Ele...

E assim é a amizade, o vinculo que, aperfeiçoado no amor, nos enriquece, nos ajuda a crescer, a viver a vida com mais leveza, mais cumplicidade, menos mau humor...É a amizade que nos ancora, nos fortalece frente às adversidades, que nos revigora e permite-nos ver “no outro” a continuidade e a extensão do que temos sido...

Amizade é devoção, é prontidão, é relacionamento harmonioso, mesmo quando a orquestra da vida nos envolve em “desafinos”.

Há amigos de todos os tipos:
Amigo verdadeiro
Amigo da “onça”
Amigo do dia inteiro
Amigo só pra hoje.
Amigo na adversidade
Amigo só na felicidade
Amigo pra qualquer hora
Amigo, dependendo “da hora”...
Amigo “virtual”
Amigo real...
Amigo pra qualquer parada...
Amigo só na “balada”...

Amigo chato...
Amigo que é um barato!

Amigo que escuta
Amigo que só fala de si...
Amigo que se foi...
Amigo que fica...
Amigo que apesar de ter ido, ainda permanece...
Amigo na dor, amigo no amor...
Amigo que apaixona...
Amigo que nos decepciona..
Amigo a quem decepcionamos,
Amigo a quem amamos...
Irmãos que são amigos e
Amigos mais chegados que um irmão.

Jesus, em João 15, dá-nos a dica de como podemos ser seus amigos: “ Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando”.

É bom saber que tenho amigos, que estou sendo cuidada e que tenho cuidado de muitos. Enfim, ter amigos enobrece nossa existência, nos tornam melhores, mais protegidos e mais felizes.
Sem amizade, só existe espaço para o vazio e a solidão.

Então, sejamos amigos. E obrigada pelo privilégio de ser chamada de “sua amiga”.
Um beijo no coração de todos, ao sabor de uma verdadeira amizade.

Nele, a quem não nos chama de servos, mas de amigos.

Sem comentários: